Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cervejas especiais brasileiras na Obvious Magazine




Em março de 2012 Priscilla Santos, adoradora de cerveja e colaboradora da Obvious Magazine, publicou esse post com estatística e análise de algumas marcas: Cervejas especiais brasileiras: as despretensões e finesses no beber nacional.

Segundo ela, na época o Brasil estava apenas em 33º lugar no ranking dos maiores países consumidores de cerveja (que Priscilla chama de chá de cevada), ficando atrás de países como a Finlândia, a África do Sul e Japão no consumo per capita. Já como produtor, o Brasil ficava como 5º maior do mundo.

Ela também cita, compara e opina sobre algumas marcas:

Baden Baden - Primeira cerveja artesanal produzida no país, a Baden Baden tem sua fabriqueta há 10 anos localizada em Campos do Jordão, São Paulo, e é considerada hoje uma referência mundial em cervejas finas. Quiçá seja a melhor cerveja brasileira; foi ganhadora da medalha de ouro no European Beer Star 2008, competição que reúne na Alemanha alguns dos maiores especialistas no assunto.

Eisenbahn - A cervejaria Sudbrack nasceu em junho de 2002 e adotou o nome Eisenbahn, ferrovia como homenagem aos antigos mestres da região de Blumenau, em Santa Catarina, e ao bairro Salto Weissbach, onde fica a sede da fábrica e uma das mais famosas estações de trem que o local tivera no passado.

Devassa - A única das microcervejarias nacionais que simplesmente ignora qualquer tipo de existência séria, a carioca Devassa tem como seu mote principal a sacanagem aliada ao requinte de suas receitas: “tudo que as outras cervejas gostariam de ser, mas morrem de vergonha”, é um de seus lemas. É produzida desde 2002 e comercializa, para além do malte, o reliquiso livro de Pedro Almodóvar “Fogo nas Entranhas”.

Cerveja Colorado - Cerveja especial não-artesanal, a Colorado de Ribeirão Preto, São Paulo, fabrica desde 1995 cervejas que unam o estilo clássico das cervejas inglesas com toques regionais do país. O sabor de suas representantes claras ou escuras é geralmente definido como robusto e com seu alto teor alcólico somado ao amargor, é a única da lista cujo objetivo é resgatar a tradição das cervejas populares do início do século. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...