Páginas

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Irmãos Cavalcanti da BodeBrown


A coluna "É só de birra" do suplemento Paladar no jornal Estadão assinada por Daniel Telles Marques e publicada em 24/10/2013 fala da importância dos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti da Bodebrown. Sob o título Os ousados irmãos cervejeiros, o colunista defende que os irmãos, pernambucanos radicados em Curitiba, são nomes de destaque por trás de um processo de inventividade nas cervejarias brasileiras.

Em busca do extremo e influenciados pela escola norte-americada, ousada e cheia de invencionices, mas embasados também pela tradição européia, eles estão sempre em busca do extremo misturando ingredientes, reproduzindo e inventando receitas com competência, explorando sabores no limite e estimulando o mercado de cerveja.

Daniel Telles Marques defende que é ao redor dos irmãos Cavalcanti que brotam as grandes novidades do mercado, que formou em torno deles um dos 3 importantes núcleos da cervejaria nacional (ao lado de Minas Gerais e São Paulo).

Esse cenário contribui para que no Paraná as características das cervejarias dos Estados Unidos, com muito lúpulo e ousadia, chegasse com força fazendo com que os cervejeiros da região experimentem sem medo, com receitas poucos usuais e incorporando ingredientes brasileiros a receitas tradicionais.

O colunista lembra que no Mondial de La Bière da França, duas das três medalhas que o Brasil ganhou em 2013 foram para receitas nascidas em Curitiba: Petroleum (da Wäls, de Belo Horizonte, mas de receita original da curitibana DUM) e Perigosa Imperial IPA (Bodebrown). A terceira medalha foi para a Colorado Ithaca.

Daniel revela também das aulas da Brodebrown, que oferece cursos constantes de formação cervejeira. A DUM cervejaria compra ingredientes na casa e a Cia. Morada Etílica, de André Junqueira, participa constantemente das atividades da cervejaria-escola. Lá, se encontra de tudo um pouco da produção da cidade: Pagan (GaudenBier), Way, DeBora...

De vez em quando acontece no espaço dos irmãos Cavalcanti cursos sobre o universo da cerveja - de harmonizações de rótulos locais com comida e brassagens abertas, das quais participam com frequência cervejeiros vindo de fora do País. O colunista reforça que é um núcleo forte do que acontece no Estado do Paraná e, consequentemente, do que é vanguarda no Brasil.

Foto: Blog All Beers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...